A Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, promove a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes. A proposta é fomentar o interesse de crianças e jovens pela astronomia e astronáutica, difundindo os conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por um educador, representante da escola, por meio do site oba.org.br, até 18 de março. Os representantes também podem preencher o formulário disponível no portal Estuda Contagem (contagem.mg.gov.br/estudacontagem/) e encaminhá-lo aos organizadores.
Podem participar da Olimpíada estudantes dos ensinos fundamental e médio. A Mostra de Foguetes também inclui alunos do ensino superior.
Na Olimpíada, os estudantes farão uma única prova, com dez questões. Os testes serão simultâneos em todas as escolas participantes. Os alunos poderão usar lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a materiais ou pessoas, nem o uso de calculadora. A prova é individual.
Na Mostra, os participantes deverão construir foguetes e promover o lançamento deles. Os estudantes podem executar os projetos individualmente ou em grupos de até três pessoas. As atividades devem ser supervisionadas por adultos.
A Olimpíada e a Mostra serão dentro da própria escola e em única fase. As provas serão no dia 18 de maio. Todos os participantes vão receber certificados. Os que tirarem as maiores notas ganharão medalhas. O regulamento completo está disponível no site oba.org.br.